quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UM GRUPO DE AMIGOS COM PREOCUPAÇÕES CIVICAS

É a razão deste blog, que estes amigos intitularam " OS AMIGOS DE ANTERO". Começou com amigos, a que se irão juntar mais amigos. Intervenção cívica é o objectivo. O grupo é transversal a ideologias e a partidos. Só a coisa e a causa pública os move. A reflexão sobre a cidadania é a sua actuação. A acção será através deste blog, inicialmente, e, depois, com outras acções que os amigos decidam oportunas e profícuas.
AMIGOS DE ANTERO, não só como preito a esse ilustre vulto de reflexão sobre a coisa e a causa pública, mas também como inspiração. Que a Luz ilumine as nossas reflexões.

2 comentários:

  1. Se me permitem, neste momento particularmente significativo, não posso deixar de invocar as palavras daquele que foi fonte da nossa inspiração; que com a sua força interna e a beleza dos seus pensamentos nos deixou algum fundamental: o amor à liberdade.
    Sábias palavras, pois, que deixo num extracto do poema "Evolução":

    "Interrogo o infinito e às vezes choro...
    Mas estendendo as mãos no vácuo, adoro
    E aspiro unicamente à liberdade."

    S.M.P.

    ResponderEliminar
  2. Se me permitem, deixemos Antero expressar o que nos vai na alma:

    "Já o disse há dias, inaugurando e explicando o pensamento destas Conferências: não pretendemos impor as nossas opiniões, mas simplesmente expô-las: não pedimos a adesão das pessoas que nos escutam; pedimos só a discussão: essa discussão, longe de nos assustar, é o que mais desejamos, porque; ainda que dela resultasse a condenação das nossas ideias, contanto que essa condenação fosse justa e inteligente, ficaríamos contentes, tendo contribuído, posto que indirectamente, para a publicação de algumas verdades."
    em "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos últimos Três Séculos", Conferências Democráticas, 1ª Sessão, Lisboa, 27 d eMaio de 1871)

    ResponderEliminar